Gato transmite asma? Uma visão na medicina veterinária?

A grande maioria das pessoas acreditam que os felinos são a principal fonte de transmisão da  asma, entretanto, por ignorância e desconhecimento de sua etiologia, imputam injustamente aos felinos como sendo o trasmissor da asma, e ainda para complicar, a maioria dos médicos, clínicos e pediatras desaconselham os amáveis bichanos dentro de casa. Quero nestas linhas, desmistificar detalhes sobre essa doença e a nossa visão na medicina veterinária, e porque não dizer, desestigmatizar essa pecha  que recai sobre os bichanos.

            A asma e uma doença respiratória  de caráter alérgico, algumas de orígem  auto-imuni, que  acomete crianças e adultos. Os indivíduos asmáticos já nascem predispostos a asma. Alguns cientistas, afirmam que fatores genéticos estão envolvidos na predisposição, ou  seja, há indícios de transmisao de pais para filhos.

           O mecanismo desencadeante da asma, são partícula  protéica, vegetal, e mineral, capaz de entrar em contato com células do pulmão (pneumócitos) e provocar uma reação anafilactóide, processo alérgico, desencadeando reação dos mastócitos, células ricas no tecido pulmonar que liberam substâncias histaminérgica (histaminas, cininas, e leucotrienos), que vão provocar reações em cadeia, levando ao edema alvéolar, diminuindo assim sua luz e conseqüênte  entrada de ar nos pulmões para as trocas gasosas. Os exemplos mais clássicos  das  partículas  protéicas, são os ácaros e substâncias de descamação da epiderme dos animais, e as partículas vegetais, entre- essas partículas- os polens das plantas, principalmente na primavera  e as substâncias de descamação dos vegetais.

         Onde entra os Gatos? E os Cães ? Nós que somos médicos veterinários devemos entender como esses animais entram participando no processo asmático em humanos?

Veja bem! Que a pergunta que fiz! Processo asmático em humanos? Os cães e os gatos, possuem ácaros em sua pele e pelos, que podem ser respirados por qualquer asmático ou seja, o individuo já e um asmático, nasceu asmático, é  hipersensível  a qualquer coisa que esteja no ar, com cachorros e gatos ou sem eles, asmático  é sempre asmático, não foi transmitido por um gato ou um cachorro. Então, quando perguntarem se cães e gatos  transmitem asma, respondam não, e complementem, um individuo asmático podem ter seu quadro piorado ou não na  presença desses animais. É importante lembrar, que fora a asma, que pode ter seu estado piorado na presença de cães e gatos, algumas pessoas podem apresentar alergia a pelos de gatos, não é incomum isso ocorrer. Já assisti várias pessoas expirrando, coçando braços e pescoço pelo contato com gatos.

Mas não se esqueçam que doença asma, ou seja estado asmático, não é trasmissível de animal ao humano e vice, versa.

Leia nosso artigo sobre Otite em cães.

Participe das nossas cirurgias ao Vivo, entre para nossa lista VIP, 100% ONLINE e 100% Gratuito
clique aqui

Dr.Pedro Caldas
Médico Veterinário Cirurgião Geral e Ortopedista
Diretor do HVN Nitéroi
Youtube - Pedrovet100
Cirurgia 100% ONLINE 100% AO VIVO